%@ page language="java"%>
<%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-html.tld" prefix="html"%>
<%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-bean.tld" prefix="bean"%>
<%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-logic.tld" prefix="logic"%>
<%@ taglib uri="/WEB-INF/fenix-renderers.tld" prefix="fr"%>
<%@page import="net.sourceforge.fenixedu.presentationTier.servlets.filters.ContentInjectionRewriter"%>
Podem candidatar-se a um Mestrado de 2º ciclo do IST, ou a um 2º ciclo de um Mestrado Integrado do IST, os estudantes que estejam nas seguintes condições:
Os candidatos que se encontrem a terminar uma Licenciatura de 1º ciclo, ou o 1º ciclo de um Mestrado Integrado, poderão submeter a sua candidatura nos prazos estipulados para o efeito, ficando esta condicionada ao término do referido ciclo até ao dia 30 de Setembro de 2009.
Tabela de Coerência Científica entre cursos do IST
Para o ano lectivo de 2009/2010 a propina para os Mestrados de 2º ciclo e 2º ciclo de Mestrados Integrados é de 996,85 Euros, com excepção do curso "Mestrado em Engenharia Farmacêutica" em que a propina está fixada no valor de 5000 Euros. Relativamente ao "Mestrado em Sistemas Complexos de Infra-estruturas de Transportes" é favor consultar o site próprio.
4 de Maio a 15 de Junho de 2009 | ">Apresentação de candidaturas |
29 de Junho de 2009 | Afixação dos editais de colocação |
29 a 3 de Julho de 2009 | Matrícula e inscrição |
29 a 3 de Julho de 2009 | Reclamação sobre as colocações |
17 de Julho de 2009 | Decisão sobre as reclamações |
17 a 21 de Julho de 2009 | Matrícula para reclamações atendidas |
Os candidatos a um Mestrado de 2º ciclo do IST, ou a um 2º ciclo de um Mestrado Integrado do IST, serão seriados pela coordenação do curso a que se candidatam tendo em conta os seguintes critérios:
Nos casos dos candidatos em que se considere que a formação de 1º ciclo não corresponde às competências necessárias para a formação a que se candidatam, poderá o júri de selecção excluir o candidato ou propor a admissão condicionada à frequência e aprovação num conjunto de unidades curriculares propedêuticas.
O conjunto de unidades curriculares propedêuticas nunca poderá exceder os 30 ECTS e a aprovação nas mesmas condicionará a conclusão do curso. As classificações obtidas nestas unidades curriculares não serão contabilizadas para a classificação final do curso.
Para completar o processo de candidatura é necessário submeter os seguintes documentos digitalizados:
A1: Não, nestes casos a transição para o 2º ciclo é automática.
A2: É sempre possível mudar de curso e prosseguir estudos noutra área após completar o 1º ciclo desde que esteja garantida a coerência científica entre os dois cursos do IST. Esta coerência verifica-se sempre que as competências de formação do 1º ciclo respeitem as necessidades de formação para ingresso no 2º ciclo. A Tabela de Coerência Científica entre cursos do IST mostra-te em que situações a mudança para um 2º ciclo diferente é automática.
A3: Deves submeter um processo de candidatura ao 2º ciclo de acordo com os prazos e regulamento em vigor, sendo o processo analisado juntamente com as candidaturas de alunos externos que pretendem ingressar num curso de 2º ciclo do IST.
A4: Sim.