<%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-html.tld" prefix="html"%> <%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-bean.tld" prefix="bean"%> <%@ taglib uri="/WEB-INF/struts-logic.tld" prefix="logic"%> <%@ taglib uri="/WEB-INF/fenix-renderers.tld" prefix="fr"%> <%@ taglib uri="/WEB-INF/joda.tld" prefix="joda"%> Portal do Estudante

Inscrição em Disciplinas

As inscrições em unidades curriculares e a reserva de turnos para o 2º semestre de 2008/2009 decorrerão online através do sistema Fénix a partir do dia 21 de Fevereiro de 2008 pelas 15:00 e até ao dia 27 de Fevereiro de 2008.

Antes de efectuar a sua inscrição deverão ser tidas em conta as seguintes situações:

1. Classificações por lançar
Se existirem classificações por lançar que impeçam a sua normal inscrição, deve contactar os responsável(eis) da(s) unidade(s) curricular(es) para que o lançamento da(s) classificação(ões) se faça antes de concretizar a sua inscrição.

2. Equivalências em falta
Se existir(em) equivalência(s) que não se encontre(m) registada(s) no seu currículo, não deverá proceder à sua inscrição. Nesta situação deverá obter, junto da Coordenação do curso, a aprovação/correcção das equivalências em falta e proceder à sua entrega na Secretaria dos Serviços Académicos.

3. Número máximo de inscrições
Um aluno não poderá inscrever-se em cada semestre a um conjunto de unidades curriculares que correspondam a mais de 40,5 créditos ECTS. Para este efeito, considera-se que o número de créditos ECTS de uma unidade curricular em repetência de inscrição é ponderado em 75%. No caso de inscrição na unidade curricular de Dissertação, as normas específicas de cada curso, a definir pela coordenação de curso, deverão prever qual o número mínimo de créditos ECTS aprovados necessários para a inscrição.

4. Inscrição simultânea em 1º e 2º ciclo
No caso de cursos não integrados e de acordo com o DL 74/2006 de 24 de Março o acesso ao 2o ciclo está condicionado à titularidade de um curso de 1o ciclo. Contudo é permitida a frequência de unidades curriculares de ciclos subsequentes. Neste sentido, no ano lectivo de 2008/2009 será permitido aos alunos de cursos de 1ociclo a frequência de unidades curriculares de 2o ciclo, com excepção da unidade curricular de Dissertação, dentro das seguintes condições:

1 - Existência de coerência científica entre o curso de 1o ciclo frequentado e o curso de 2o ciclo cujas unidades curriculares se pretende frequentar;

2 - Aprovação em mais de 120 ECTS do curso de 1o ciclo;

3 - Inscrição em todas as unidades curriculares do curso de 1o ciclo necessárias para a conclusão do mesmo e que estejam em funcionamento nesse semestre;

4 - A soma do número de créditos já aprovados em unidades curriculares de 2o ciclo com o número de créditos de 2o ciclo em que se inscreve, ECTS 2ociclo, terá que verificar a seguinte desigualdade: ECTS 2ociclo <= 1.4 x ECTS 1ociclo - 168, onde ECTS 1ociclo corresponde à soma do número de créditos ECTS de unidades curriculares do 1o ciclo concluídas.

5 - Respeito das restantes regras e limites de inscrição.

6 - A inscrição na unidade curricular de Dissertação está vedada a alunos do 1o ciclo, apenas podendo ser efectuada por alunos do 2o ciclo.

5. Inscrição em Melhoria de Nota
Estas inscrições são realizadas exclusivamente junto dos Serviços Académicos de acordo com os prazos constantes no regulamento

6. Estudantes em regime de tempo parcial
Um aluno em tempo parcial não poderá inscrever-se em unidades curriculares cujo somatório de ECTS ultrapasse 50% do número máximo de ECTS a que é permitida a inscrição a um aluno do IST em regime de tempo integral.

7. Relembramos que durante o período de inscrições pode acrescentar/alterar/corrigir a sua inscrição novamente no sistema.

8. Para apoio ao processo de inscrições: